Primeira Epístola aos Coríntios (1Cor) - Capítulo 11

1Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo.
2O VÉU DAS MULHERES
Eu vos louvo por vos lembrardes de mim, em tudo, e por conservardes as tradições tais quais vo-las transmiti.
3Quero que saibais o seguinte: a cabeça de todo homem é Cristo, mas a cabeça da mulher é o homem e a cabeça de Cristo é Deus.
4Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra aquele que é sua cabeça.
5Por outro lado, toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra aquele que é sua cabeça; pois é como se estivesse com a cabeça raspada.
6Portanto, se a mulher não se cobre com o véu, que ela corte todo o cabelo. Se, porém, é vergonhoso para a mulher cortar todo o cabelo ou raspar a cabeça, então use o véu.
7O homem não deve cobrir a cabeça, já que ele é imagem e reflexo de Deus, ao passo que a mulher é reflexo do homem.
8Pois a mulher é que foi tirada do homem e não o homem tirado da mulher.
9Mais: a mulher foi criada causa do homem e não o homem por causa da mulher.
10Por isso, a mulher deve trazer sobre a cabeça um sinal de autoridade, em atenção aos anjos.
11No entanto, diante do Senhor, como a mulher depende do homem, assim também o homem depende da mulher.
12Pois como a mulher foi tirada do homem, assim também o homem nasce da mulher, e tudo, afinal, vem de Deus.
13Julgai por vós mesmos: será conveniente que a mulher ore a Deus com a cabeça descoberta?
14A própria natureza não vos ensina que, para o homem, é vergonhoso deixar o cabelo crescer,
15ao passo que, para a mulher, é honroso ter cabelos compridos, porquanto os cabelos lhe foram dados como ornato?
16Se, porém, alguém pretende questionar, saiba que nem nós nem as igrejas de Deus temos tal costume.
17A ?REFEIÇÃO DO SENHOR?
Já que estou dando recomendações, não vos posso louvar por vossas reuniões, pois elas têm sido, não para o vosso maior bem, mas antes para o vosso dano.
18Primeiro, ouço dizer que, quando vos reunis como igreja, têm surgido dissensões entre vós. E, em parte, acredito.
19É necessário que haja até divisões entre vós, para que se tornem conhecidos os que, dentre vós, são comprovados!
20De fato, quando vos reunis, não é para comer a ceia do Senhor,
21pois cada um se apressa a comer a sua própria ceia e, enquanto um passa fome, outro se embriaga.
22Não tendes casas para comer e beber? Ou desprezais a igreja de Deus e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Acaso vos louvarei? Não, neste ponto não posso louvar-vos.
23De fato, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: Na noite em que ia ser entregue, o Senhor Jesus tomou o pão
24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: ?Isto é o meu corpo entregue por vós. Fazei isto em memória de mim?.
25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: ?Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em minha memória?.
26De fato, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.
27Portanto, todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado contra o corpo e o sangue do Senhor.
28Examine-se cada um a si mesmo e, assim, coma do pão e beba do cálice;
29pois, quem come e bebe sem distinguir devidamente o corpo, come e bebe sua própria condenação.
30É por isso que há entre vós muitos enfermos e doentes, e não poucos têm morrido.
31Se nos examinássemos, não seríamos punidos.
32Mas, punindo-nos, o Senhor nos educa, para não sermos condenados com o mundo.
33Portanto, meus irmãos, quando vos reunirdes para a ceia, esperai uns pelos outros.
34Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que vossas reuniões não sejam para vossa condenação. Quanto ao resto, providenciarei quando chegar aí entre vós.