Segundo Livro das Crônicas (2Cr) - Capítulo 25
Amasias tornou-se rei aos vinte e cinco anos e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. A mãe se chamava Joaden e era natural de Jerusalém.
2Fez o que é reto aos olhos do Senhor, embora não de coração indiviso.
3Uma vez firmado no reinado, mandou matar seus servos que tinham assassinado o rei, seu pai.
4Mas não mandou matar os filhos, pois no Livro da Lei de Moisés está escrito o mandamento do Senhor: ?Os pais não devem morrer por causa dos filhos, nem os filhos por causa dos pais, pois cada um deve morrer por causa de seu pecado?.
5Amasias reuniu os homens de Judá e com eles formou um exército organizado à base das diversas famílias, com chefes de mil e de cem, de Judá e de Benjamim. Passou em revista os que tinham de vinte anos para cima e verificou que havia trezentos mil soldados de elite, prontos para a guerra, manejando lança e escudo.
6Também contratou por cem talentos (umas três toneladas) de prata cem mil valentes guerreiros do reino de Israel.
7Mas um homem de Deus apresentou-se dizendo: ?Ó rei, o exército de Israel não deve ir contigo, pois o Senhor não está com Israel, com nenhum filho de Efraim.
8Se vier, em vão te esforçarás para a guerra. Deus te fará cambalear diante do inimigo, pois ele tem o poder de ajudar e de derrubar?.
9Amasias perguntou ao homem de Deus: ?Que vai ser dos cem talentos de prata que dei aos soldados de Israel?? O homem de Deus respondeu: ?O Senhor pode dar muito mais do que isto?.
10Então Amasias despediu a tropa que viera de Efraim, mandando-os para casa. Eles ficaram cheios de raiva contra Amasias. Voltaram para casa furiosos.
11Amasias sentiu-se forte e fez o povo marchar para a guerra. Dirigiu-se para o vale do Sal e derrotou dez mil seiritas.
12Judá capturou cem mil ainda vivos e os conduziu ao cume do Rochedo e de lá os precipitou para baixo, onde se esfacelaram.
13Mas os homens da tropa que Amasias não quis levar consigo para a guerra e tinha mandado de volta foram saqueando as cidades de Judá, desde Samaria até Bet-Horon, matando três mil pessoas e levando uma imensidão de despojos.
14INFIDELIDADE RELIGIOSA DE AMASIAS
Ao voltar para casa, depois da vitória sobre os edomitas, Amasias levou consigo os deuses dos seiritas e os instalou como sendo seus próprios deuses. Prostrou-se diante deles e lhes queimou incenso.
15Por isso acendeu-se a ira divina contra Amasias e o Senhor mandou-lhe um profeta que disse: ?Por que te dirigiste aos deuses alheios, que não salvaram de tuas mãos o próprio povo??
16Enquanto ainda falava, o rei lhe disse: ?Acaso te fizeram conselheiro do rei? Pára de falar! Para que te matariam?? E o profeta parou, mas ainda lhe disse: ?Eu percebo que Deus decidiu arruinar-te porque fizeste isso e não ouviste o meu conselho?.
17AMASIAS DERROTADO PELO REI DE ISRAEL
Amasias, rei de Judá, aconselhou-se e mandou dizer a Joás filho de Joacaz, filho de Jeú, rei de Israel: ?Vem! Vamos medir forças!?
18Joás, rei de Israel, mandou responder a Amasias, rei de Judá: ?O espinheiro do Líbano mandou dizer ao cedro do Líbano: ?Dá tua filha em casamento a meu filho?. Mas um animal selvagem do Líbano passou e pisoteou o espinheiro.
19Tu pensas na tua vitória sobre os edomitas e com isto ficaste orgulhoso e queres conquistar glórias. Agora, volta para casa. Por que queres desafiar a desgraça, para caíres, tu e todo Judá contigo??
20Mas Amasias não quis escutar, pois foi a intenção de Deus que ele caísse no poder do inimigo. Isto, porque ele se tinha dirigido aos deuses de Edom.
21Joás, rei de Israel, avançou e os dois, ele e Amasias, rei de Judá, mediram forças em Bet-Sames, que pertencia a Judá.
22Os de Judá foram totalmente batidos pelos de Israel e fugiram, cada qual para sua tenda.
23Quanto a Amasias, rei de Judá, filho de Joás filho de Ocozias, foi preso por Joás, rei de Israel, em Bet-Sames. Este o levou para Jerusalém, onde abriu uma brecha de duzentos metros na muralha da cidade, desde a porta de Efraim até a porta do Ângulo.
24Tomou todo o ouro e toda a prata, os utensílios que se encontravam na casa de Deus sob os cuidados de Obed-Edom, os tesouros do palácio real e ainda alguns reféns. Depois voltou para Samaria.
25FIM DE AMASIAS
Depois da morte de Joás filho de Joacaz, rei de Israel, Amasias filho de Joás, rei de Judá, ainda viveu quinze anos.
26As outras atividades, das primeiras até às últimas, estão escritas no Livro dos Reis de Judá e de Israel.
27Desde a época em que Amasias se afastou do Senhor, começaram a tramar uma conspiração contra ele em Jerusalém. Ele fugiu para Laquis, mas perseguiram-no até ali, onde o mataram.
28Colocaram-no sobre cavalos e sepultaram-no junto de seus pais na Cidade de Davi.