Livro de Baruc (Br) - Capítulo 1
Aqui está o texto do livro escrito por Baruc, filho de Nerias, filho de Maasias, filho de Sedecias, filho de Asadias, filho de Helcias. Foi escrito na Babilônia,
2no dia sete do mês em que se completavam cinco anos da tomada e incêndio de Jerusalém pelos caldeus.
3Baruc leu este texto na presença do rei de Judá, Jeconias filho de Joaquim, como também na presença de todas as pessoas que vieram ouvir a leitura:
4autoridades, pessoal da casa real, conselheiros e, pequenos e grandes, toda a população que estava morando na Babilônia, à margem do rio Sud.
5Todos, então, começaram a chorar, a jejuar e a fazer preces ao Senhor.
6Fizeram uma coleta, dando cada um o que podia,
7e mandaram o dinheiro para Jerusalém, ao sacerdote Joaquim filho de Helcias, filho de Salom, aos outros sacerdotes e à população que com eles se encontrava em Jerusalém.
8Isso aconteceu quando Baruc recuperou, no dia dez do mês de Sivã, os objetos da Casa do Senhor que tinham sido tirados do Templo, e os mandou de volta para a terra de Judá. Esses objetos de prata o rei de Judá, Sedecias filho de Josias, tinha mandado fazer,
9depois que Nabucodonosor, rei da Babilônia, levou de Jerusalém para o exílio da Babilônia o rei Jeconias, autoridades, artistas, poderosos e senhores da terra.
10Mandaram dizer: ?Estamos enviando este dinheiro. Com ele comprareis vítimas para os holocaustos e para os sacrifícios pelo pecado, bem como incenso. Deveis preparar também oferendas e levá-las ao altar do nosso Deus.
11Orai, então, pela saúde de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e de seu filho Baltazar, a fim de que os seus dias nessa terra sejam tão longos como a idade do céu.
12Assim o Senhor nos há de dar forças e abrir nossos olhos para podermos viver à sombra de Nabucodonosor, o rei da Babilônia, e de seu filho Baltazar, como escravos seus por muito tempo e conseguindo agradá- los.
13CONFISSÃO DOS PECADOS
Orai também por nós ao Senhor, nosso Deus, pois pecamos contra o Senhor, nosso Deus, e até hoje a ira e indignação do Senhor não se afastaram de nós.
14Mandai também ler este escrito que estamos enviando a fim de ser lido no templo do Senhor, seja em dia de festa, seja em outra ocasião.
15Eis o texto: A justiça está do lado do Senhor nosso Deus. Do nosso lado está a vergonha que até o dia de hoje nos queima o rosto a todos nós, senhores de Judá e cidadãos de Jerusalém,
16reis e autoridades, sacerdotes e profetas e também nossos pais.
17Nós pecamos contra o Senhor,
18desobedecemos, não demos atenção à voz do Senhor nosso Deus, de maneira a caminhar de acordo com os mandamentos que ele nos pôs bem diante dos olhos.
19Desde o dia em que Senhor tirou do Egito nossos pais até hoje, nós só desobedecemos ao Senhor, nosso Deus, e não fizemos caso de ouvir a sua voz.
20Assim é que nos acompanham até hoje aquelas desgraças e maldições com que o Senhor ameaçou o seu servo Moisés, quando tirou nossos pais do Egito a fim de dar-lhes esta terra onde correm leite e mel, como no dia de hoje.
21Nós, porém, nunca demos atenção à voz do Senhor, nosso Deus, que nos falava em cada palavra dos profetas que enviava.