Livro do Deuteronômio (Dt) - Capítulo 31
Moisés prosseguiu dirigindo a todo o Israel as seguintes palavras:
2?Tenho hoje cento e vinte anos e sinto dificuldade de movimentar-me. Além do mais, o Senhor me disse: ?Não atravessarás este rio Jordão?.
3É o Senhor teu Deus que irá à tua frente; ele mesmo, à tua vista, destruirá todas essas nações, para que ocupes as terras deles. Josué passará adiante de ti, como disse o Senhor.
4Quando o Senhor fizer com essas nações o que fez com Seon e Og, reis dos amorreus, e com suas terras, destruindo os,
5quando o Senhor os entregar a vós, procedereis com eles exatamente como vos ordenei.
6Sede fortes e corajosos! Não vos intimideis nem tenhais medo deles! Pois o Senhor teu Deus é ele mesmo o teu guia, e não te deixará nem te abandonará?.
7Depois Moisés chamou Josué e, diante de todo o Israel, lhe disse: ?Sê forte e corajoso, pois tu introduzirás este povo na terra que o Senhor jurou dar a seus pais. És tu que lhes darás a posse desta terra.
8O próprio Senhor, que é teu guia, marchará à tua frente, estará contigo e não te deixará nem te abandonará. Por isso não deverás temer nem te acovardar?.
9A LEITURA PERIÓDICA DA LEI
Moisés escreveu esta lei e entregou-a aos sacerdotes levíticos, que carregavam a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel.
10Moisés deu-lhes esta ordem : ?No fim de cada sete anos, ao chegar o ano da remissão, na festa das Tendas,
11quando todo o Israel vier apresentar-se diante do Senhor teu Deus, no lugar que ele tiver escolhido, lerás esta Lei diante de todo o Israel para que a ouçam.
12Reúne o povo, homens, mulheres e crianças e os estrangeiros que se acharem nas cidades, para que ouçam e aprendam a temer o Senhor vosso Deus e estejam sempre atentos a cumprir todas as palavras desta Lei.
13Os seus filhos, que ~agora nada sabem, deverão ouvi-la para aprenderem a temer o Senhor vosso Deus, todo o tempo que viverdes neste chão do qual ides tomar posse, depois de atravessar o rio Jordão?. A morte de Moisés se aproxima
14Então o Senhor disse a Moisés: ?O dia de tua morte está próximo. Chama Josué e apresentai-vos na Tenda do Encontro para que eu lhe dê minhas ordens?. Foram, pois, Moisés e Josué apresentar-se na Tenda do Encontro.
15E o Senhor apareceu na tenda numa coluna de nuvem que se pôs à entrada da Tenda.
16O Senhor disse a Moisés: ?Logo que repousares com teus pais, este povo irá prostituir-se com deuses estrangeiros, os deuses da terra na qual vai entrar, e me abandonará, rompendo a aliança que fiz com ele.
17Nesse dia meu furor se acenderá contra eles e eu os abandonarei. Esconderei meu rosto e eles serão devorados. Muitos males e aflições atingirão o povo. Então ele dirá: ?Não será porque já não está comigo o meu Deus, que todos estes males e aflições caíram sobre mim??
18Mas eu continuarei ocultando meu rosto naquele dia, por todo o mal que eles praticaram, seguindo outros deuses.
19E agora, escrevei para vós este canto. Ensinai-o aos israelitas, fazendo com que o decorem, para que este cântico me sirva de testemunho contra os israelitas.
20Pois, quando fizer entrar Israel na terra que jurei dar a seus pais, terra onde corre leite e mel; quando tiver comido e estiver farto e bem nutrido, ele se voltará para outros deuses para os servir, desprezando-me e rompendo minha aliança.
21E quando cair sobre ele uma multidão de males e aflições, este cântico dará testemunho contra ele, pois não será esquecido na boca de seus descendentes. Eu conheço a intenção que hoje está alimentando, antes mesmo de introduzi-lo na terra que jurei dar-lhe?.
22Naquele dia Moisés escreveu este cântico e o ensinou aos israelitas.
23E o Senhor ordenou a Josué filho de Nun: ?Sê forte e corajoso! Pois tu introduzirás os israelitas na terra que lhes prometi. Eu estarei contigo?.
24A LEI DEPOSITADA JUNTO DA ARCA DA ALIANÇA
Quando Moisés acabou de escrever as palavras desta Lei até o fim,
25deu a seguinte ordem aos levitas encarregados de levar a arca da aliança:
26?Tomai este livro da Lei e colocai-o junto da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para ficar lá como testemunho contra ti.
27Pois eu conheço vossa rebeldia e obstinação. Mesmo hoje, quando ainda estou convosco, sois rebeldes ao Senhor, quanto mais depois que eu morrer.
28Reuni todos os anciãos de vossas tribos e vossos magistrados, para fazê-los ouvir estas palavras, invocando por testemunhas os céus e a terra.
29Pois sei que, após minha morte, vos corrompereis totalmente e vos afastareis do caminho que vos tracei. Por haverdes praticado o que desagrada ao Senhor, irritando-o com as obras de vossas mãos, no tempo vindouro a desventura vos atingirá?.