Livro do Deuteronômio (Dt) - Capítulo 7
?Quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra em que vais entrar para tomar posse e expulsar da tua frente muitos povos, os heteus, os gergeseus, os amorreus, os cananeus, os fereseus, os heveus e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;
2e quando o Senhor teu Deus as entregar a ti, e tu as derrotares, deverás votá-las ao interdito. Não farás pactos com elas nem terás compaixão delas.
3Não contrairás matrimônio com elas, não darás tua filha a um de seus filhos nem tomarás uma de suas filhas para teu filho,
4porque elas afastariam teu filho de mim e o arrastariam a servir outros deuses, e a ira do Senhor se acenderia contra vós e vos destruiria prontamente.
5Pelo contrário, assim devereis proceder com eles: derrubareis seus altares, quebrareis as colunas sagradas, rachareis ao meio os postes sagrados e lançareis ao fogo as imagens talhadas.
6Pois tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra para seu povo particular.
7O Senhor afeiçoou-se a vós e vos escolheu, não por serdes mais numerosos que os outros povos ? na verdade sois o menor de todos ?
8mas, sim, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão forte, resgatando-vos da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito.
9Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações para aqueles que o amam e observam seus mandamentos;
10mas castiga aquele que o odeia, fazendo-o perecer. Não o deixa esperar, mas dá-lhe imediatamente o castigo merecido.
11Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que hoje te prescrevo, pondo-os em prática.
12BÊNÇÃO PARA QUEM CUMPRE A LEI
?Se ouvires estes preceitos e os puseres fielmente em prática, o Senhor teu Deus guardará a teu respeito a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais.
13Ele te amará, te abençoará e te multiplicará. Abençoará o fruto de tuas entranhas e o fruto do solo, o teu trigo, o teu vinho, o teu azeite, as crias de tuas vacas e as crias de tuas ovelhas, na terra que a teus pais jurou dar- te.
14Serás mais abençoado do que todos os povos. Não haverá estéril de nenhum sexo, nem no meio de ti, nem entre os animais.
15O Senhor afastará de ti qualquer espécie de enfermidade, não te fará sentir nenhuma das epidemias funestas do Egito que conheces, mas afligirá com elas os que te odeiam.
16Exterminarás todos os povos que o Senhor teu Deus vai entregar-te. Não terás pena deles e assim não servirás a seus deuses, pois isto seria uma armadilha para ti.
17Se pensares contigo mesmo: ?Estas nações são mais numerosas do que eu, como poderia expulsá-las??,
18não tenhas medo. Lembra-te bem do que o Senhor teu Deus fez com o Faraó e com todo o Egito,
19das grandiosas provas que viste com teus olhos, os sinais e prodígios, a mão forte e o braço estendido com que o Senhor teu Deus te fez sair. Assim também o Senhor teu Deus tratará todos os povos que temes.
20E o Senhor teu Deus enviará também vespas ferozes contra eles, até perecerem os sobreviventes e os que de ti se esconderem.
21Não te apavores na presença deles, porque no meio de ti está o Senhor teu Deus, o Deus grande e terrível.
22O Senhor teu Deus expulsará pouco a pouco essas nações. Não poderás exterminá-las rapidamente, do contrário se multiplicariam contra ti os animais ferozes.
23O Senhor teu Deus vai entregá-las em tuas mãos e as confundirá com grande perturbação até que sejam destruídos.
24Entregará em tuas mãos seus reis, e farás desaparecer os nomes deles de debaixo do céu. Ninguém te poderá resistir até que os tenhas destruído.
25Consumirás pelo fogo as imagens esculpidas de seus deuses. Não cobices a prata nem o ouro que haja nelas, apropriando-te deles, para que não sejas iludido, pois isso é abominação para o Senhor teu Deus.
26Não deverás introduzir objeto abominável em tua casa para não seres também tu votado ao interdito. Detesta e abomina com extremo horror tal objeto, por ser coisa votada ao interdito.