Livro do Gênesis (Gn) - Capítulo 47
2Tendolevado cinco dos irmãos, apresentou-os ao faraó.
3E o faraó lhes perguntou: ?Qual é vossa profissão?? Eles responderam ao faraó: ?Nós, teus servos, somos pastores de ovelhas,como já o foram nossos pais?.
4Disseram-lhe também: ?Viemos para viver como migrantes neste país, pois não há mais pastagens para os rebanhos, e a fome é grande na terra de Canaã. Permite, pois, que teus servos sejam assentados na terra de Gessen?.
5O faraó disse a José: ?Teu pai e teus irmãos vieram a ti.
6Tens à disposição a terra do Egito. Instala teu pai e irmãos na melhor parte do país: que habitem na terra de Gessen. Se conheces alguns homens experimentados entre eles, coloca-os como responsáveis pelos meus rebanhos?.
7José mandou vir seu pai Jacó e apresentou-o ao faraó. Jacó abençoou o faraó.
8Então o faraó lhe perguntou: ?Quantos anos tens??
9Jacó respondeu: ?Cento e trinta são os anos de minha vida migrante pela terra. Poucos e difíceis foram os anos de minha vida, que não chegaram a igualar os anos vividos por meus pais em suas migrações?.
10Jacó tornou a abençoar o faraó e retirou-se de sua presença.
11José instalou o pai e os irmãos, dando-lhes uma propriedade no Egito, na melhor parte do país, no distrito de Ramsés, como o faraó havia determinado.
12Forneceu também víveres ao pai, aos irmãos e a toda a família do pai segundo o número dos filhos.
13POLÍTICA AGRÁRIA DE JOSÉ
Faltava comida em todo o país, pois a fome se agravava. Tanto o Egito como Canaã estavam esgotados pela fome.
14Com a vendado trigo, José chegou a recolher todo o dinheiro que havia no Egito e em Canaã, e depositou-o no palácio do faraó.
15Esgotado o dinheiro do Egito e de Canaã, os egípcios em peso recorriam a José, pedindo: ?Dá-nos pão! Ou será que teremos de morrer em tua presença porque o dinheiro acabou??
16José lhes respondia: ?Já que vos falta dinheiro, trazei-me vossos rebanhos, e eu vos darei pão em troca?.
17Eles trouxeram os animais, e José lhes deu pão em troca de cavalos,ovelhas, bois e jumentos. Naquele ano forneceu-lhes pão em troca de todos os rebanhos.
18Passado aquele ano, vieram no ano seguinte e lhe disseram: ?Não podemos esconder ao Senhor que nosso dinheiro acabou. Ora, já te demos nosso gado, não resta outra coisa para oferecer-te senão nosso corpo e nossas terras.
19Por que haveríamos de perecer diante de ti, nós e nossas terras? Compra-nos junto com as terras em troca de pão, e nós com as terras serviremos ao faraó. Dá-nos sementes para que possamos viver e não morramos, e nossas terras não fiquem abandonadas?.
20Então José adquiriu para o faraó todas as terras do Egito, porque os egípcios eram obrigados, por causa da fome, a vender cada um seu campo. Assim a terra veio a ser propriedade do faraó,
21e José submeteu o povo à servidão do faraó, de um extremo ao outro do território do Egito.
22Só deixou de comprar as terras dos sacerdotes porque eles recebiam do faraó uma subvenção. Como vivessem da subvenção, não tiveram de venderas terras.
23E José disse ao povo: ?Hoje vos comprei junto com as terras para o faraó. Aqui tendes as sementes com que semeareis as terras.
24No tempo da colheita dareis a quinta parte ao faraó. As outras quatro partes servirão para semear os campos e para sustento vosso, de vossas famílias e de vossos filhos?.
25Eles disseram: ?Devolveste-nos a vida. Alcançamos teu favor e nos tornaremos escravos do faraó?.
26José fez disso uma lei que existe ainda hoje. Por esta lei pertence ao faraó a quinta parte do produto das terras do Egito. Somente as terras dos sacerdotes não passaram para o faraó. Últimas vontades de Jacó
27Israel estabeleceu-se no Egito, na região de Gessen. Ali adquiriram propriedades, tornando-se fecundos e muito numerosos.
28Jacó viveu dezessete anos no Egito, e a duração de sua vida foi de cento e quarenta e sete anos.
29Aproximando- se o dia da morte de Israel, ele chamou seu filho José e lhe disse: ?Se realmente ganhei o teu favor, põe a mão debaixo de minha coxa e promete tratar-me com amor e fidelidade: não me sepultes no Egito.
30Quando eu descansar com meus pais, leva-me do Egito e enterra-me na sepultura deles?. José respondeu: ?Farei o que pediste?.
31E seu pai insistiu: ?Jura-me!? E ele jurou. Então Israel inclinou-se sobre a cabeceira do seu leito.