Livro do Gênesis (Gn) - Capítulo 6

1CORRUPÇÃO DA HUMANIDADE E AMEAÇA DIVINA
Quando o ser humano começou a procriar-se sobre o solo da terra e gerou filhas,
2os filhos de Deus viram que as filhas dos humanos eram bonitas e escolheram as que lhes agradassem como mulheres para si.
3E o Senhor disse: ?Meu espírito não animará o ser humano para sempre. Sendo apenas carne, não viverá mais do que cento e vinte anos?.
4(Havia então gigantes na terra, mesmo depois que os filhos de Deus se uniram às filhas dos humanos e lhes geraram filhos. São eles os heróis renomados dos tempos antigos.)
5O Senhor viu o quanto havia crescido a maldade das pessoas na terra e como todos os projetos de seus corações tendiam unicamente para o mal.
6Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o ser humano na terra e ficou com o coração magoado.
7E o Senhor disse: ?Vou exterminar da face da terra o ser humano que criei e, com ele, os animais, o que se move pelo chão e até as aves do céu, pois estou arrependido de os ter feito?.
8Noé, porém, encontrou graça aos olhos do Senhor. Noé constrói a arca
9Esta é a história de Noé: Noé era homem justo e íntegro entre os contemporâneos e sempre andava com Deus.
10Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.
11Mas a terra se perverteu diante de Deus e encheu-se de violência.
12E Deus viu que a terra estava pervertida: toda a humanidade tinha pervertido sua conduta na terra.
13Então, Deus disse a Noé: ?Decidi pôr fim a toda a humanidade, pois por sua causa a terra está cheia de violência. Vou exterminá-los com a terra.
14Constrói para ti uma arca de madeira resinosa, divide-a em compartimentos e calafeta-a com piche por dentro e por fora.
15A arca terá as seguintes dimensões: uns cento e cinqüenta metros de comprimento, vinte e cinco de largura e quinze de altura.
16No alto da arca farás, como arremate, uma clarabóia de meio metro. No lado da arca abrirás uma porta e farás na arca um primeiro, um segundo e um terceiro andar.
17E eu, eu vou mandar um dilúvio sobre a terra, a fim de exterminar toda a carne com sopro de vida debaixo do céu. Tudo o que existe na terra perecerá.
18Contigo, porém, estabelecerei minha aliança: entrarás na arca com teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.
19E de cada ser vivo, de tudo o que é carne, farás entrar contigo na arca dois de cada espécie, um macho e uma fêmea, para conservá-los vivos.
20De cada espécie de ave, de cada espécie de animal doméstico, de cada espécie dos animais pequenos do chão virá a ti um casal, para que os conserves vivos.
21Quanto a ti, recolhe de tudo o que se pode comer e armazena-o junto a ti, para servir de alimento a ti e a eles?.

Capítulos