Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 14
O Senhor falou a Moisés:
2?Ordena aos israelitas para que mudem de rumo e acampem diante de Piairot, entre Magdol e o mar, diante de Baal Sefon. Ali acampareis perto do mar.
3O faraó pensará a respeito dos israelitas: ?Eles andam perdidos pelo país: o deserto fecha-lhes a passagem?.
4Vou endurecer o coração do faraó para que os persiga. Mas eu me cobrirei de glória às custas do faraó e de todo o seu exército, e os egípcios saberão que eu sou o Senhor?. E os israelitas assim fizeram.
5O rei do Egito foi informado que o povo tinha fugido. O faraó e os ministros mudaram, então, de atitude em relação ao povo e disseram: ?Que fizemos? Deixamos Israel partir, privando-nos dos seus serviços!?
6O faraó mandou preparar o seu carro e levou consigo as suas tropas.
7Tomou seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito, com os respectivos escudeiros.
8O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este perseguiu os israelitas, enquanto eles saíam livremente.
9Os egípcios perseguiram-nos com os cavalos e carros do faraó, com os cavaleiros e o exército, e alcançaram-nos acampados perto do mar, na altura de Piairot, defronte de Baal Sefon.
10Enquanto o faraó se aproximava, os israelitas, levantando os olhos, viram os egípcios que vinham chegando pela retaguarda. Aterrorizados, os israelitas clamaram ao Senhor
11e disseram a Moisés: ?Foi por não haver sepulturas no Egito que nos trouxeste para morrermos no deserto? Que vantagem nos deste tirando-nos do Egito?
12Não te falávamos assim no Egito: ?Deixa-nos em paz servir aos egípcios?? Era melhor servir como escravos aos egípcios do que morrer no deserto?.
13Moisés respondeu ao povo: ?Não temais! Permanecei firmes e vereis a vitória que o Senhor hoje vos dará. Pois os egípcios que hoje estais vendo, nunca mais os tornareis a ver.
14O Senhor combaterá por vós; e vós, ficai tranqüilos?.
15PASSAGEM PELO MEIO DO MAR
O Senhor disse a Moisés: ?Por que Clamas a mim por socorro? Dize aos israelitas que se ponham em marcha.
16Quanto a ti, ergue a tua vara, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os israelitas passem em seco pelo meio do mar.
17De minha parte, vou endurecer o coração dos egípcios para que os persigam, e eu seja glorificado às custas do faraó e de todo seu exército, seus carros e cavaleiros.
18Os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado às custas do faraó, dos seus carros e cavaleiros?.
19Então o anjo de Deus, que caminhava à frente das tropas de Israel, tomou posição atrás deles: a coluna de nuvem que estava na frente postou-se atrás,
20inserindo-se entre o acampamento dos egípcios e o de Israel ? a nuvem era tenebrosa, mas iluminava a noite ? de modo que durante a noite inteira uns não podiam ver os outros.
21Moisés estendeu a mão sobre o mar, e durante a noite inteira o Senhor fez soprar sobre o mar um vento leste muito forte, fazendo recuar o mar e transformando- o em terra seca. As águas se dividiram
22e os israelitas entraram pelo meio do mar a pé enxuto,enquanto as águas formavam uma muralha à direita e outra à esquerda deles.
23Os egípcios puseram-se a persegui-los, e todos os cavalos do faraó, carros e cavaleiros os seguiram mar adentro.
24Na vigília da manhã, de cima da coluna de fogo e de nuvem, o Senhor lançou um olhar sobre as tropas egípcias e as pôs em pânico.
25Emperrou as rodas dos carros, de modo que só a muito custo podiam avançar. Então os egípcios disseram: ?Vamos fugir de Israel, pois o Senhor combate a favor deles, contra nós?.
26Mas o Senhor disse a Moisés: ?Estende a mão sobre o mar, e as águas se voltarão contra os egípcios, seus carros e cavaleiros?.
27Moisés estendeu a mão sobre o mar e, ao romper da manhã, o mar voltou ao estado normal, enquanto os egípcios em fuga corriam ao encontro das águas. Assim o Senhor lançou os egípcios ao meio do mar.
28As águas voltaram e cobriram carros, cavaleiros e todo o exército do faraó, que tinha entrado no mar em perseguição a Israel. Não escapou um só.
29Os israelitas, ao contrário, tinham passado a pé enxuto pelo meio do mar, enquanto as águas formavam uma muralha à direita e outra à esquerda deles.
30Naquele dia o Senhor livrou Israel da mão dos egípcios, e Israel viu os egípcios mortos nas praias do mar.
31Israel viu a mão poderosa do Senhor agir contra o Egito.O povo temeu o Senhor e teve fé no