Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 18
Jetro, sacerdote de Madiã e sogro de Moisés, ouviu falar de tudo quanto Deus tinha feito em favor de Moisés e de Israel, seu povo, quando o Senhor fizera Israelsair do Egito.
2Quando Moisés tinha mandado de volta Séfora, sua mulher, Jetro, sogro de Moisés, a acolhera,
3junto com os dois filhos. Um se chamava Gérson, porque Moisés havia dito: ?Tornei-me hóspede em terra estrangeira?;
4O outro se chamava Eliezer, pois Moisés havia dito: ?O Deus de meu pai veio em meu socorro e salvou-me da espada do faraó?.
5Acompanhado da mulher e dos filhos, Jetro, seu sogro, foi visitá-lo no deserto, onde Moisés estava acampado no monte de Deus.
6Mandou dizer a Moisés: ?Eu sou Jetro, teu sogro; estou indo visitar-te com tua mulher e os dois filhos?.
7Moisés saiu ao encontro do sogro e, prostrando-se, o beijou. Em seguida, depois de mútua saudação, os dois entraram na tenda.
8Moisés contou ao sogro tudo quanto o Senhor tinha feito ao faraó e aos egípcios por causa de Israel, as dificuldades que encontraram no caminho, e como o Senhor os salvara.
9Jetro alegrou-se por todo o bem que o Senhor tinha feito a Israel salvando-o das mãos dos egípcios
10e disse: ?Bendito seja o Senhor que vos salvou das mãos dos egípcios e do poder do faraó.
11Agora sei que o Senhor se mostrou maior do que todos os deuses, libertando o povo dos egípcios, quando agiram com arrogância contra eles?.
12Jetro, sogro de Moisés, ofereceu um holocausto e sacrifícios a Deus. Aarão e todos os anciãos de Israel vieram comer com ele na presença de Deus.
13No dia seguinte Moisés sentou-se para julgar as questões do povo, e o povo ficou diante dele desde a manhã até a tarde.
14Vendo tudo o que fazia pelo povo, o sogro de Moisés disse:? Que estás fazendo com o povo? Por que apenas tu ficas aí sentado, com tanta gente parada diante de ti desde a manhã até à tarde??
15Moisés respondeu ao sogro: ?É que o povo vem a mim para consultar a Deus.
16Quando têm alguma questão, vêm a mim para que decida e lhes comunique os decretos e as leis de Deus?.
17Mas o sogro de Moisés disse-lhe: ?Não está bem o que fazes.
18Acabarás esgotado, tu e este povo que está contigo. É uma tarefa acima de tuas forças. Não poderás executá-la sozinho.
19Agora escuta-me: vou dar-te um conselho, e que Deus esteja contigo. Tu deves representar o povo diante de Deus e levar a Deus os problemas.
20Esclarece o povo a respeito dos decretos e das leis, e dá-lhe a conhecer o caminho a seguir e o que devem fazer.
21Mas procura entre todo o povo homens de valor, que temem a Deus, dignos de confiança e inimigos do suborno, e estabelece-os como chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez.
22Eles julgarão o povo em casos cotidianos. A ti levarão as questões de importância maior, decidindo eles mesmos as menores. Assim eles repartirão contigo o peso e tu ficarás aliviado.
23Se assim procederes, serás capaz de manter- te de pé quando Deus te der ordens, e o povo poderá chegar em segurança a seu destino?.
24Moisés atendeu ao conselho do sogro e fez tudo o que ele disse.
25Escolheu entre todo o povo homens de valor e colocou-os à frente do povo como chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez.
26Eles julgavam o povo em casos cotidianos. Levavam a Moisés as questões mais graves, resolvendo eles mesmos as menores.
27Moisés despediu-se do sogro, e este voltou para sua terra.