Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 19

1A ALIANÇA: O POVO DE DEUS ANÚNCIO DA ELEIÇÃO E DA ALIANÇA
No terceiro mês depois da saída do Egito, nesse mesmo dia, os israelitas chegaram ao deserto do Sinai.
2Partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Israel acampou ali, diante da montanha,
3enquanto Moisés subiu ao encontro de Deus. O Senhor o chamou do alto da montanha e disse: ?Assim deverás falar à casa de Jacó e anunciar aos israelitas:
4Vistes o que fiz aos egípcios, e como vos levei sobre asas de águia e vos trouxe a mim.
5Agora, se realmente ouvirdes minha voz e guardardes a minha aliança, sereis para mim a porção escolhida entre todos os povos. Na realidade é minha toda a terra,
6mas vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. São essas as palavras que deverás dizer aos israelitas?.
7Moisés voltou e convocou os anciãos do povo, voz: ?Faremos tudo quanto o Senhor falou?. Moisés foi transmitir a resposta do povo ao para lhes expor tudo o que o Senhor lhe havia ordenado.
8O povo inteiro respondeu a uma só Senhor.
9E o Senhor disse a Moisés: ?Virei a ti em nuvem escura, para que o povo ouça quando eu falar contigo e creia sempre em ti?. Depois que Moisés transmitiu ao Senhor a resposta do povo,
10O Senhor lhe disse: ?Vai ao povo, santifica-os hoje e amanhã. Que lavem as suas vestes
11e estejam prontos para o terceiro dia, pois nesse dia o Senhor descerá à vista de todo o povo sobre a montanha do Sinai.
12Fixarás em torno da montanha um limite para o povo, dizendo: Guardai-vos de subir a montanha e até de tocar sua base. Quem tocar na montanha será morto,
13sem que o toque mão alguma ; deverá ser morto a pedradas ou a flecha. Seja pessoa ou animal, não deverá ficar com vida. Só quando soar a trombeta poderão subir a montanha?.
14Moisés desceu da montanha até onde estava o povo. Santificou-os e mandou que lavassem as vestes.
15Depois disse ao povo: ?Estai preparados para o terceiro dia, e ninguém se aproxime de mulher?.
16A MANIFESTAÇÃO DE DEUS NO TERCEIRO DIA
Quando chegou o terceiro dia, ao raiar da manhã, houve trovões e relâmpagos. Uma nuvem espessa cobriu a montanha, e um fortíssimo som de trombetas se fez ouvir. No acampamento todo o povo se pôs a tremer.
17Moisés fez sair o povo do acampamento ao encontro de Deus, e eles ficaram parados ao pé da montanha.
18Todo o monte Sinai fumegava, pois o Senhor havia descido ele em meio ao fogo. A fumaça subia como de uma fornalha, e todo o monte tremia violentamente.
19O som da trombeta ia aumentando cada vez mais. Moisés falava, e o Senhor lhe respondia através do trovão.
20O Senhor desceu sobre o Sinai, sobre o cume do monte. O Senhor chamou Moisés ao cume do monte, e Moisés subiu.
21Então o Senhor disse a Moisés: ?Desce e adverte o povo para não se precipitar na direção do Senhor para vê-lo, pois muitos morreriam.
22Mesmo os sacerdotes que se aproximam do Senhor devem santificar-se, para que o Senhor não se volte contra eles?.
23Moisés disse ao Senhor: ?O povo não pode subir ao monte Sinai, pois tu mesmo assim nos advertiste: delimita a montanha e declara-a santa!?
24O Senhor insistiu: ?Vai, desce, e depois subirás com Aarão. Mas os sacerdotes e o povo não devem precipitar-se para subir na direção do Senhor, do contrário o Senhor se voltará contra eles?.
25Então Moisés desceu para junto do povo e lhes falou.

Capítulos