Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 4
Moisés respondeu: ?Mas se eles não acreditarem em mim, nem me atenderem, mas disserem:?O Senhor não te apareceu???
2O Senhor perguntou-lhe: ?O que tens na mão?? ? ?Uma vara?, respondeu.
3?Joga-a no chão?, disse o Senhor. Ele jogou-a no chão, e a vara se tornou uma serpente. Moisés recuou diante dela.
4O Senhor disse a Moisés: ?Estende a mão e pega-a pela cauda?. Moisés estendeu a mão, segurou-a, e a serpente voltou a ser uma vara em sua mão.
5?É para eles acreditarem que o Senhor, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó te apareceu?.
6Disse-lhe ainda o Senhor: ?Mete a mão no peito?. Ele meteu a mão e, quando a tirou,estava coberta de lepra, branca como a neve.
7O Senhor lhe disse: ?Mete de novo a mão no peito?. Ele a meteu novamente e, ao tirá-la,a mão estava normal como o resto do corpo.
8?Se não acreditarem em ti nem te escutarem ao primeiro sinal, acreditarão à vista do segundo.
9Mas se não acreditarem nem mesmo com estes dois sinais e não te escutarem, apanharás água do rio e a derramarás em terra seca; a água que apanhares virará sangue na terra seca?.
10Moisés disse ao Senhor: ?Pobre de mim, Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem antes, nem agora que falas a teu servo. Tenho boca e língua pesadas?.
11O Senhor respondeu-lhe: ?E quem é que dá a boca ao ser humano? Quem faz o surdo e o mudo, o cego e o aquele que vê? Por acaso não sou eu, o Senhor?
12Vai, portanto, que eu estarei com tua boca e te ensinarei o que deverás dizer?.
13Moisés replicou: ?Pobre de mim, Senhor! Por favor, manda um outro?.
14O Senhor ficou irritado com Moisés e disse: ?Não tens teu irmão Aarão, o levita? Eu sei que ele fala muito bem. Ele está vindo pessoalmente a teu encontro e ficará alegre em te ver.
15Tu lhe falarás e lhe transmitirás as mensagens, e eu estarei com os dois para falardes, e vos mostrarei o que deveis fazer.
16Ele falará por ti ao povo e será teu porta voz, e tu serás um deus para ele.
17Leva contigo esta vara. É com ela que deverás realizar os sinais?.
18MOISÉS VOLTA AO EGITO
Moisés retornou para junto de seu sogro Jetro e disse-lhe: ?Quero voltar aos meus irmãos no Egito, para ver se ainda vivem?. Jetro disse a Moisés: ?Vai em paz?.
19Ainda na terra de Madiã, o Senhor disse a Moisés: ?Volta ao Egito, pois já morreram todos os que queriam tirar-te a vida?.
20Moisés levou consigo a mulher e os filhos, ajudou-os a montar num jumento, e voltou ao Egito. Moisés levava na mão a vara de poder divino.
21O Senhor lhe disse: ?Voltando ao Egito, cuida de fazer diante do faraó todos os prodígios que pus à tua disposição. Mas eu endurecerei o seu coração, e ele não deixará o povo partir.
22Tu lhe dirás: ?Assim fala o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito.
23Por isso eu te ordeno que deixes partir o meu filho para servir-me. Se te recusares a deixá-lo partir, eu matarei teu filho primogênito??. Moisés não pode agir incircunciso
24Durante a viagem, num lugar de ousada, o Senhor encontrou-se com Moisés e queria matá-lo.
25Séfora, então, pegou uma faca de pedra, cortou o prepúcio do filho, tocou-o nas virilhas de Moisés e disse: ?Tu és para mim um marido de sangue?.
26E o Senhor deixou-o em paz, quando ela disse ?marido de sangue?, em relação à circuncisão. Moisés e Aarão com os anciãos
27O Senhor disse para Aarão: ?Vai ao encontro de Moisés no deserto?. Aarão foi, encontrou-se com o irmão na montanha de Deus e beijou-o.
28Moisés contou a Aarão tudo o que o Senhor lhe tinha dito ao incumbi-lo da missão. Falou-lhes também dos sinais que lhe havia mandado fazer.
29Moisés e Aarão foram e reuniram todos os anciãos dos israelitas.
30Aarão contou tudo o que o Senhor havia dito a Moisés, e este realizou os sinais à vista do povo,
31e o povo acreditou. E ao ouvir que o Senhor dava atenção aos israelitas e olhava para sua aflição, prostraram-se em adoração.