Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 17

1A ÁGUA DO ROCHEDO
Toda a comunidade dos israelitas partiu do deserto de Sin, seguindo as etapas indicadas pelo Senhor, e acamparam em Rafidim. Mas ali não havia água para o povo beber.
2Então o povo pôs-se a discutir com Moisés, dizendo: ?Dá-nos água para beber!? Moisés respondeu-lhes: ?Por que vos meteis a disputar comigo? Por que pondes à prova o Senhor??
3Mas o povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: ?Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para matar-nos de sede junto com nossos filhos e nossos rebanhos??
4Moisés clamou ao Senhor, dizendo: ?Que vou fazer com este povo? Por pouco não me apedrejam?.
5O Senhor disse a Moisés: ?Passa à frente do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel. Pega a vara com que feriste o rio Nilo e vai.
6Eu estarei lá, diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb. Baterás no rochedo, e sairá água para o povo beber?. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel.
7Chamou o lugar com o nome de Massa e Meriba, Prova e Discussão, porque ali os israelitas discutiram e puseram à prova o Senhor, dizendo: ?O Senhor está no meio de nós, ou não??
8A VITÓRIA SOBRE OS AMALECITAS
Então os amalecitas vieram combater contra os israelitas em Rafidim.
9Moisés disse a Josué: ?Escolhe alguns homens e sai para combater contra os amalecitas.Amanhã estarei de pé no alto da colina com a vara de poder divino na mão?.
10Josué fez o que Moisés lhe tinha mandado e atacou os amalecitas,enquanto Moisés, Aarão e Hur subiram ao topo da colina.
11Enquanto mantinha a mão levantada, Israel vencia, mas quando abaixava a mão, vencia Amalec.
12Como as mãos de Moisés se tornassem pesadas, alguns pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele para que se sentasse. Aarão e Hur, um de cada lado, sustentavam-lhe as mãos. Assim as mãos ficaram firmes até o pôr do sol,
13e Josué derrotou Amalec e sua gente a fio de espada.
14O Senhor disse a Moisés: ?Escreve isto para recordação num livro e comunica a Josué que eu apagarei a lembrança de Amalec debaixo do céu?.
15Moisés ergueu um altar e deu-lhe o nome ?o Senhor é meu estandarte?,
16dizendo: ?Levantou a mão contra o trono do Senhor, por isso o Senhor estará em guerra contra Amalec, de geração em geração?.

Capítulos