Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 33

1ORDEM DE PARTIR
O Senhor falou a Moisés: ?Vai! Sai daqui com o povo que fizeste sair do Egito, para a terra que eu jurei a Abraão, a Isaac e a Jacó dá-la à sua descendência.
2Enviarei à tua frente um anjo, para expulsar os cananeus, os amorreus, os heteus, os fereseus, os heveus e os jebuseus.
3Sobe para a terra onde corre leite e mel. Mas eu não subirei contigo, porque és um povo de cabeça dura; do contrário, acabaria contigo no caminho?.
4Ao ouvir esta ameaça, o povo pôs- se de luto e ninguém mais usou enfeites.
5É que o Senhor tinha dito a Moisés: ?Dize aos israelitas: Sois um povo de cabeça dura; se por um instante subisse convosco, eu vos aniquilaria. Desfazei-vos, pois, dos enfeites, e eu saberei o que fazer convosco?.
6Ao partirem do monte Horeb, os israelitas desfizeram-se dos enfeites.
7A TENDA DO ENCONTRO
Moisés levantou a Tenda. Montou-a, fora, a certa distância do acampamento. Chamou-a ?Tenda do Encontro?. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor saía até a Tenda do Encontro, fora do acampamento.
8Quando Moisés se dirigia à Tenda, o povo todo se levantava e ficava de pé à entrada da própria Tenda, seguindo Moisés com os olhos até ele entrar.
9Logo que Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o Senhor falava com Moisés.
10Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria barraca.
11O Senhor falava com Moisés face a face, como alguém que fala com seu amigo. Depois, Moisés voltava para o acampamento. Mas seu ajudante, o jovem Josué filho de Nun, não se afastava do interior da Tenda.
12SÚPLICA DE MOISÉS
Moisés disse ao Senhor: ?Ora, tu me dizes: ?Faze subir este povo?; mas não me indicaste ninguém para me ajudar na missão. No entanto me disseste: ?Eu te conheço pelo nome e tu mesmo gozas do meu favor?.
13Se é, pois, verdade que gozo de teu favor, faze-me conhecer teus caminhos, para que te conheça e assim goze de teu favor. Considera que esta nação é o teu povo?.
14O Senhor respondeu-lhe: ?Eu irei pessoalmente e te darei descanso?.
15Moisés respondeu-lhe: ?Se não vens pessoalmente, não nos faças subir deste lugar.
16Aliás, como se saberia que eu e teu povo gozamos de teu favor, senão pelo fato de caminhares conosco? Assim, eu e teu povo seremos diferentes de todos os povos que vivem sobre a terra?.
17O Senhor disse a Moisés: ?Farei também isto que pediste, pois gozas de meu favor, e eu te conheço pelo nome?.
18Moisés disse: ?Mostra-me a tua glória!?
19E o Senhor respondeu: ?Farei passar diante de ti toda a minha bondade e proclamarei meu nome, ?Senhor?, na tua presença. A quem mostro meu favor, eu o mostro; a quem demonstro misericórdia, eu a demonstro?.
20E acrescentou: ?Não poderás ver minha face, porque ninguém me pode ver e permanecer vivo?.
21O Senhor disse: ?Aí está o lugar perto de mim! Tu ficarás sobre a rocha.
22Quando a minha glória passar, eu te porei na fenda da rocha e te cobrirei com a mão enquanto passo.
23Quando eu retirar a mão, tu me verás pelas costas. Minha face, porém,não se pode ver?.

Capítulos