Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 34

1RENOVAÇÃO DA ALIANÇA. CÓDIGO CULTUAL
O Senhor disse a Moisés: ?Talha duas tábuas, idênticas às primeiras, para que sobre elas eu escreva as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste.
2Prepara-te para subires amanhã cedo ao monte Sinai. Lá no alto do monte esperarás por mim.
3Ninguém suba contigo, nem apareça em parte alguma da montanha. Nem mesmo ovelhas ou bois devem pastar nas proximidades da montanha?.
4Moisés talhou duas tábuas de pedra iguais às primeiras, levantou-se bem cedo e subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe tinha mandado, levando consigo as duas tábuas de pedra.
5º Senhor desceu na nuvem e permaneceu com Moisés, e ele invocou o nome do Senhor.
6E o Senhor passava diante dele. E ele exclamou: ?O Senhor, o Senhor, Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel,
7que conserva a misericórdia por mil gerações e perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune, castigando a culpa dos pais nos filhos e netos, até a terceira e quarta geração?.
8Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão e prostrou-se em adoração.
9Depois disse: ?Senhor, se é verdade que gozo do teu favor, então caminhe meu Senhor no meio de nós, pois esse é um povo de cabeça dura. Perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua?.
10Ele respondeu: ?Eis que eu vou fazer uma aliança! Diante de todo o teu povo farei prodígios como nunca se fizeram em nenhum país ou nação, para que todo o povo no meio do qual te encontras veja como são tremendas as obras do Senhor, as que estou para fazer contigo.
11Observa bem o que hoje te ordeno. Eu expulsarei da tua frente os amorreus, os cananeus,os heteus, os fereseus, os duas épocas é grande a tentação de trabalhar sem cessar, para aproveitar as circunstâncias meteorológicas.
12Guarda-te de fazer aliança com os habitantes da terra na qual vais entrar, para que não se tornem uma armadilha.
13Ao contrário, derrubareis os altares, quebrareis as colunas sagradas e cortareis os troncos idolátricos.
14O CÓDIGO CULTUAL
?Não deverás adorar nenhum outro Deus, pois o Senhor se chama ciumento: ele é um Deus ciumento.
15Nem faças aliança com os habitantes daquela terra! Senão, ao se prostituírem com os deuses aos quais oferecem sacrifícios, eles te convidariam e tu comerias dos seus sacrifícios.
16Nem aceites suas filhas para casarem com teus filhos, pois, ao se prostituir com seus deuses, essa gente levaria teus filhos a fazerem o mesmo.
17Não farás para ti deuses de metal fundido.
18Guardarás a festa dos Pães sem Fermento. Durante sete dias comerás pão sem fermento, como te ordenei, no tempo marcado do mês de Abib, pois foi nesse mês das Espigas que saíste do Egito.
19Todo primogênito é meu, todos os primogênitos machos de teu rebanho, tanto das vacas como das ovelhas.
20Resgatarás o primogênito do jumento com uma ovelha; se não o resgatares, deverás quebrar-lhe a nuca. Resgatarás o primogênito de teus filhos. Não te apresentarás diante de mim de mãos vazias.
21Durante seis dias trabalharás e no sétimo descansarás, tanto na época do plantio como na da colheita.
22Celebrarás a festa das Semanas no início da colheita do trigo, e a festa da Colheita no fim do ano.
23Três vezes por ano todos os homens deverão comparecer diante do Senhor, o Senhor Deus de Israel.
24Eu expulsarei diante de ti as nações e alargarei as tuas fronteiras; assim ninguém cobiçará a tua terra enquanto estiveres subindo, três vezes por ano, para te apresentares diante do Senhor teu Deus.
25Das vítimas que me sacrificares com pão fermentado, não oferecerás o sangue. Do sacrifício da festa da Páscoa nada deve sobrar para o dia seguinte.
26Levarás à casa do Senhor teu Deus o melhor dos primeiros frutos do teu solo. Não cozinharás um cabrito no leite de sua mãe?.
27O Senhor disse a Moisés: ?Escreve estas palavras, pois baseado nelas faço aliança contigo e com Israel?.
28Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.
29MOISÉS DESCE DA MONTANHA
Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo na mão as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele de seu rosto resplandecia por ter falado com o Senhor.
30Aarão e os israelitas todos, vendo o rosto de Moisés resplandecente, tiveram medo de aproximar-se dele.
31Então Moisés os chamou, e tanto Aarão como os chefes da comunidade aproximaram-se, e ele lhes falou.
32Depois achegaram-se dele também os outros israelitas, e Moisés transmitiu- lhes todas as ordens que o Senhor lhe tinha dado no monte Sinai.
33Quando Moisés acabou de falar, pôs um véu sobre o rosto.
34Quando Moisés se apresentava ao Senhor para falar, retirava o véu, até sair; depois saía e comunicava aos israelitas o que lhe tinha sido ordenado.
35Os israelitas viam o rosto radiante de Moisés, e Moisés tornava depois a cobrir o rosto com o véu, até o momento em que entrava de novo para falar com o Senhor.

Capítulos